Jornada: comissão especial vota parecer favorável de Vicentinho

Brasília-DF, sexta-feira, 18 de julho de 2025


Brasília, segunda-feira, 29 de junho de 2009 - 16:49

MOBILIZAÇÃO SINDICAL

Jornada: comissão especial vota parecer favorável de Vicentinho


Fonte: Diap

Ao aprovar a PEC 231/95, que tramita há exatos 14 anos, a Câmara dará importante passo acerca deste debate que hoje é a prioridade zero do movimento sindical

divulgação

Nesta terça-feira (30), a comissão especial que analisa a PEC 231/95 que trata da redução da jornada de trabalho agendou a votação do parecer, favorável à matéria, do relator, deputado Vicentinho (PT/SP).

O colegiado se reúne no auditório Nereu Ramos, às 14h.

O movimento sindical se agendou e promete lotar o auditório, cuja capacidade é de 600 pessoas - entre sentados e os que ficarão em pé.

A aprovação da proposta será um avanço importante acerca deste tema, pois dessa forma a matéria ficará sobre a Mesa Diretora dos trabalhos da Câmara e não mais poderá ser arquivada.

Assim, quando a conjuntura estiver favorável e o movimento sindical construir uma correlação de forças mais favorável no Congresso poderá votá-la no plenário, com garantia de aprovação.

"Presença maciça"
A expectativa do relator é de que haja "presença maciça" dos trabalhadores na votação da proposta.

"Já li parte do relatório e o voto será lido nesta terça-feira (30), quando deveremos votar.

No texto me posiciono a favor da redução da jornada que, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), permitirá a criação de 2,5 milhões de empregos".

E segue: "Além disso, a redução é importante para a melhorar a saúde do trabalhador, diminuir os acidentes de trabalho e estimular que o funcionário possa fazer cursos de aprimoramento", disse Vicentinho.

Carta das centrais
As centrais sindicais - CUT, CGTB, CTB, Força, NCST e UGT - aproveitarão para entregar uma carta aos parlamentares sobre a importância da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução de salário.

Depois de aprovada na comissão especial, a matéria seguirá para análise do plenário da Câmara, onde será votada em dois turnos.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com